Os aquecedores de circulação são especialmente projetados para aquecer grandes volumes de líquidos e gases. São fabricados nos seguintes tipos:
1. Aquecedores flangeados;
2. Aquecedores de sucção;
3. Aquecedores de circulação ou completo tipo 3.
Sua utilização vem sendo adotada em produção de grande escala, principalmente para o aquecimento de óleos, água, vapor e ar comprimido. São construídos a partir de resistências tubulares, fixadas em flange por meio de solda ou bucha com rosca.
A fabricação consiste na aplicação de componentes padronizados, com flanges do tipo ANSI B16,5 e tubo SCHEDULE 40, providos de alojamento para termostato (um ou dois), cujo bulbo interno é colocado próximo ao fluxo de saída, que permite um controle preciso de temperatura.
Na parte interna do aquecedor, encontram-se soldados os tubos de entrada e saída e um plug para dreno de resíduos. Seus terminais são protegidos por uma caixa de aço reforçada (caixa elétrica de ligação), sendo esta se necessário à prova de explosão com certificado INMETRO.
Para o aquecimento de óleo grosso, tipo BPF ou similar, a Sedes Elbac desenvolveu um sistema de encapsulamento que permite a substituição das resistências, sem haver necessidade de esvaziar o tanque ou remover o aquecedor. Estas resistências são fabricadas com tubo de aço inox diâmetro 14 mm e possuem baixa dissipação superficial.
Para aquecimento de vapor, gases ou ar comprimido, a montagem do aquecedor é feita com caixa de ligação na parte inferior, para evitar que a alta temperatura venha afetar os terminais das resistências. A tecnologia Sedes Elbac permite o dimensionamento da área de resfriamento para evitar o aquecimento indevido da caixa de ligação .
Estamos aptos para projetar e executar qualquer tipo de aquecedor conforme sua necessidade.